Perguntas Frequentes

Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente, solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise ao atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá de conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que de ser levado em conta na avaliação do resultado.

Sim. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), que estão associados a outras substâncias farmacológicas. Por isso todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiroide.

Não. Mas, convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.

 

Se forem testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica, não se deve fumar antes de realizar o exame.

Sim, alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque o paciente está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Mas, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consulte seu médico ou o laboratório, antes de fazer o exame.

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina poderá ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Alguns, sim, por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em consequência, testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos que você tem.