Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

A assistência à saúde, como toda atividade produtiva, gera impactos ambientais e sanitários, assim, o CEAC Zona Leste tem compromisso de gerenciar os resíduos gerados na instituição.

O Laboratório segue as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), definidas na RDC 306 e CONAMA 358/05, além de ser reconhecido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo pela participação no projeto Prêmio Amigo do Meio Ambiente, em razão das iniciativas ambientais dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

A aquisição de sistema automatizado de tratamento de efluentes à base de ozônio trata-se de uma das ações significativas realizadas pelo CEAC da Zona Leste.

Suas principais características são: a eliminação de riscos de saúde e segurança do meio ambiente, manuseio, estocagem e uso de água, além de maior capacidade oxidante, desinfetante e desodorizante.

Este projeto tem como principal objetivo despertar a consciência ambiental dos colaboradores da Instituição. Vai de encontro ao conceito dos 3R`s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), utilizado no Gerenciamento de Resíduos.

No projeto, cada colaborador da Instituição recebe uma caneca, ficando responsável pela sua higienização e armazenamento em local adequado. Dessa forma, a Instituição não disponibiliza copos descartáveis aos colaboradores, apenas, para pacientes.

O CEAC Zona Leste  possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação                                    

– Armazenamento                

– Acondicionamento                        

– Transporte temporário

– Identificação                                  

– Tratamento interno e externo

– Coleta                                                        

– Disposição final

O CEAC Zona Leste implantou o uso do  papel  sulfite  reciclado, pois  acredita-se  que  esta  seja  uma  forma  de incentivar o mercado de  reciclagem de papel. Outra  ação  implantada  é  o  estímulo  a impressão dos dois lados da folha, a utilização de  rascunho  e  o  e-mail  como  forma  de  troca de  informações,  visando  à  minimização  do uso de recursos naturais, e, consequentemente, da geração de resíduos.

Preocupados com o meio ambiente, o CEAC Zona Leste reassume a cada ano seu compromisso com um sistema de gestão que diminua cada vez mais seus impactos ambientais. Anualmente realizamos a semana do meio ambiente cujo objetivo é orientar o colaborador sobre temas ambientais  importantes, como o descarte  correto dos resíduos e a utilização correta dos recursos naturais.

Dispomos de disposição em locais estratégicos para descarte  de pilhas e baterias.

Algumas ações foram desencadeadas, visando à economia de energia e água. Entre elas, destacam-se: padronização de lâmpadas fluorescentes de 32 W;  aquisição de equipamentos com selo PROCEL; manutenção preditiva, troca de equipamentos convencionais por outros economizadores de água.

Em 2019, o Centro Estadual de Análises Clínicas da Zona Leste recebeu da Secretaria da Saúde do Estado o Prêmio Amigo do Meio Ambiente pelas ações de preservação ambiental.